Estratégia de conteúdo com gestão de ativos digitais

Avatar
Equipe Huntag

A pressão por resultados, redução de custos e fazer mais com menos, são rotinas presentes nas operações de marketing, setores criativos, áreas comerciais, projetos e nas empresas como um todo. Mas ficamos tão ocupados com a proliferação de conteúdo e seus processos associados que vivemos em um “modo automático”, que não enxergamos os impactos, presente e futuro, que a falta de gerenciamento e organização das informações nos trás na nossa estratégia de conteúdo.

Precisamos reconhecer que o valor agregado nos conteúdos produzidos pelas nossas equipes, vai muito mais além do resultado esperado na ponta. Todo o processo de criação exige intelectualidade, investimento de tempo e recursos físicos que não são vistos ao “olho nu”, mas são essenciais para o sucesso e o bom desempenho da criação de uma imagem, uma apresentação institucional, um desenho 3D, um vídeo, logotipos, etc. Por isso são chamados de “ativos digitais”.

Ter essa percepção, trará um novo olhar para o modo de como você lida com o fluxo de organização, gerenciamento e distribuição dos ricos conteúdos digitais da sua empresa.

Quer aprimorar sua visão? Então continue com a leitura e veja como um sistema de Gestão de Ativos Digitais (DAM – Digital Assets Management), te ajudará a aumentar a sua capacidade produtiva, da sua equipe de marketing, comunicação, e da sua empresa como um todo.

O que é gerenciamento de conteúdo?

Gerenciamento de conteúdo é o processo de lidar com ativos digitais em todo o ciclo de vida – incluindo a criação, desenvolvimento, publicação ou entrega e finalmente o armazenamento permanente do arquivo, ou sua eliminação.

Quando você utiliza um DAM para fazer esta gestão, cria-se um “ciclo de vida” e não mais um fluxo linear. O que podemos chamar de “economia circular”, que ao invés de parar no armazenamento ou eliminação, entra em um fluxo de reaproveitamento e gestão.

Por que parar em armazenamento, se com o DAM você pode ter uma organização eficiente e com gerenciamento que auxiliará sua estratégia de conteúdo?

Acompanhe agora 4 maneiras para auxiliar sua estratégia de conteúdoO conteúdo se tornou a conexão entre pessoas, processos e tecnologia.

Centralize e organize ativos digitais da marca

Se você é como a maioria das empresas, tem ativos digitais espalhados em vários lugares diferentes como unidades locais, servidores compartilhados, HDs, nuvem e muito mais.

Em primeiro lugar, reúna os ativos digitais em um local centralizado. Em seguida determine o que manter, o que irá para o lixo e o que fará sentido e é essencial para sua marca e precisa estar no DAM.

Essa organização e centralização, fará com que sua equipe fique alinhada, utilize os materiais corretos e evite retrabalhos.

Utilize metadados para aumentar a pesquisa

O poder das palavras-chave, tags, é essencial para o DAM, assim como para o marketing digital.

A facilidade de encontrar um arquivo apenas por uma palavra, reduz até em 80% o tempo de busca em inúmeras pastas e sub-pastas. O importante é o que você precisa e não onde ele está!

 A estrutura de metadados e palavras-chave precisam ser claras para todos que usarem o seu sistema de Gestão de Ativos Digitais. Alguns sistemas, como da Huntag, possibilita a criação de atributos que são vinculados aos ativos e facilitam a busca e cadastro.

Estabeleça permissões para manter os ativos nas mãos certas

 Criar governança e permissões de usuários, assegura que os ativos estarão disponíveis para as pessoas certas e que estarão utilizando da maneira correta.

Pense que determinados usuários só visualizarão seus ativos, outros poderão fazer download, outros editarem. Cada função defini como os usuários interagem com os ativos digitais.

Isso evita perda de arquivos e garante visualizações somente das pessoas corretas.

Política de Ciclo de Vida

Imagine um processo destinado a ajudar a manter seus ativos relevantes e arrumados, definindo uma política de ciclo de vida, você pode determinar quais os ativos digitais podem ser reaproveitados, se terão datas de expiração, quais projetos já foram utilizados, etc. Por exemplo, imagens com direitos autorais devem ter data de validade para que não sejam utilizadas após o seu vencimento.

Exemplo da Política de Ciclo de Vida

Todos os ativos digitais cadastrados no nosso sistema DAM, devem permanecer por um período de 5 anos. Após o período de 5 anos, os ativos digitais não selecionados serão removidos do sistema.

Fotografias produzidas pelo fotógrafo “X”, devem permanecer no sistema por mais 5 anos (totalizando 10 anos a partir da data de cadastro).

 

A mudança já chegou!

Você acompanhou 4 ações que te auxiliarão na organização para estratégia de conteúdo. Agora é com você!

Já ouviu alguém dizer: “Continue fazendo a mesma coisa e sempre terá de volta o que sempre conseguiu.”? Pois é, a maioria dos seres humanos já estão habituados a fazerem o “mais do mesmo” e se frustram quando os resultados não saem do lugar.

Cresce cada vez mais o volume que criamos de conteúdos, o jeito “padrão” de organizar e gerir tudo isso já não é tão dinâmico e é preciso mudar!

 

A mudança já chegou, o seu trabalho precisa de mais velocidade e as respostas precisam ser cada vez mais precisas. Por isso, um sistema de Gestão de Ativos Digitais é um componente crítico do ecossistema de tecnologias para quem gera muito conteúdo.

A demanda por ativos digitais é alta porque a necessidade é multifacetada. As mídias digitais são usadas ​​para o design, produção e distribuição de conteúdo em todos os aspectos das organizações. A posição da marca e do mercado – e as tecnologias para apoiar o envolvimento do cliente e a ativação da marca – são essenciais para o crescimento de qualquer organização. Um DAM é um componente fundamental desse crescimento porque faz o seguinte:

  • Facilita a capacidade de resposta e a agilidade.
  • Rastreia conteúdos e processos.
  • Promove maior interatividade e colaboração dos usuários em toda a empresa.
  • Serve como uma única fonte de verdade na organização e, como tal, ajuda a quantificar o valor dos arquivos digitais, por meio da descoberta, uso e reutilização nas operações diárias.

Mais do que nunca, as empresas precisam de DAM se desejam ser eficazes, integradas e conectadas a tudo nos ecossistemas de conteúdo, marketing e tecnologia.

Transformação digital e as oportunidades de melhoria 

À medida que as organizações crescem, evoluem e assumem oportunidades adicionais de mercado global, as mudanças serão constantes para as pessoas, processos e tecnologias que apoiam as operações de negócios e marketing. A transformação digital desempenha um papel crítico nessa mudança, servindo como um centro focado no gerenciamento de conteúdo e operações.

O uso eficaz de um sistema de Gestão de Ativos Digitais irá fornecer conhecimento, economia de custos, ganhos de tempo de produção e maior consistência da voz da marca. Esses são benefícios valiosos em sua base de estratégia digital. Para permanecer competitivo, os profissionais de criação, marketing e comunicação devem oferecer o que os consumidores precisam, quando e onde querem, com agilidade.

Se você vê a transformação digital como a ligação entre tecnologia, engajamento das equipes e clientes, operações inteligentes que geram resultados unificados, o DAM é fortalecimento para essa estratégia pois proporciona o gerenciamento de conteúdo em várias perspectivas, incluindo a gestão do conhecimento, uso de direitos e dados.

Ele permite que gestores de marketing e criação, entendam o fluxo de produção de uma forma integral, desde o início até o final do ciclo de vida do envolvimento do cliente. Se bem feito, ajudará você a entender onde estão as oportunidades de melhoria e permitirá que você responda adequadamente para otimizar a confiabilidade e a eficiência da produção dos seus ativos digitais para o seu cliente.

Conclusão

O uso eficaz do DAM pode proporcionar conhecimento e economia de custos mensuráveis, ganhos de tempo para o mercado e maior consistência da voz da marca – efeitos valiosos e significativos na sua empresa.

O conteúdo deve ser visto como uma conexão constante entre pessoas, processos e tecnologia. DAM é uma coisa certa para fazer pelo seu conteúdo e sua marca.

Comece com uma base, adote a transformação e descubra o valor no conteúdo.

 

Dica Plus

Agora que você “abriu os olhos” e viu como um sistema de Gestão de Ativos Digitais pode auxiliar sua equipe, por que não iniciar um processo de implementação na sua área de marketing e comunicação?

Para isso a Huntag tem a plataforma DAM ideal para o seu negócio e nossa equipe estará ao seu lado para te auxiliar na sua estratégia de conteúdo.

Faça o contato com a gente através do botão abaixo e será um prazer batermos um papo!

https://huntag.com.br/materiais/portal-da-marca-para-distribuicao-de-conteudos/

Baixe o e-book:

Portal da Marca para distribuição de conteúdos

Siga-nos nas redes sociais! 😉

0 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More great articles

Aplicativos e ferramentas que auxiliam sua área de marketing

Separamos alguns aplicativos e ferramentas que auxiliaram na criatividade e produtividade no momento de produzir conteúdos para a área de…

Read Story

Liderança: Como engajar sua equipe para o uso de uma nova tecnologia DAM

IntroduçãoToda implementação e contratação de um novo sistema e/ou tecnologia é sempre uma tarefa desafiadora dentro de uma empresa ou…

Read Story
Conteúdos de Mídias Digitais – a gestão do presente e do futuro

Conteúdos de Mídias Digitais: a gestão do presente e do futuro

Conteúdos de Mídias Digitais: a gestão do presente e do futuro Entenda aqui como a correta gestão dos conteúdos de…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up