trade marketing

Trade Marketing: por que a gestão de conteúdo é essencial para a estratégia?

Equipe Huntag

Qualquer tipo de negócio exige estratégias, processos e ferramentas e o Trade Marketing é um desses setores em que o planejamento e a ajuda de tendências e tecnologias fazem toda a diferença.

Diversas são as demandas desses times, sejam internas ou externas e gerenciar todas elas é um grande desafio, principalmente quando falamos de imagens, vídeos, documentos e informações compartilhadas entre os times e pessoas de um negócio.

Para o sucesso dessa função é preciso um processo e fluxo bem estabelecido para que nenhum conteúdo se perca e para que todos os componentes do time se encontrem rapidamente em sua base de conhecimento e conteúdo.

Como você tem feito a gestão dos times de trade marketing? Reunimos informações importantes para sua estratégia e para sua gestão de conteúdos. Acompanhe!

 

O trade marketing e o negócio

O trade marketing não é uma novidade e quando falamos sobre esse conceito diversas são suas possibilidades, ferramentas e conceituações. Essa estratégia é, de forma resumida, práticas planejadas e executadas com o objetivo de aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição.

Muito conhecido no B2B, o trade marketing é realizado através de canais de distribuição que tem como prioridade atender às demandas específicas do shopper, ou seja, do consumidor (ou do comprador) no ponto de venda.

Esses pontos de vendas são essenciais para as empresas, afinal, eles são os locais em que os produtos são disponibilizados para compra, seja online ou offline e seu grande foco é criar experiências memoráveis para os clientes nos pontos de contato com a marca.

Os pontos de venda podem ser os mais diversos, desde supermercados, farmácias, lojas de departamento, e-commerce, catálogos, televendas, entre tantos outros, e para cada um deles é preciso uma estratégia para que os produtos sejam expostos para os clientes.

Se cada vez mais os pontos de venda são online, aumenta-se grandemente a necessidade de imagens, conteúdos e organização, não é mesmo? Justamente por isso que a gestão de conteúdos é crucial para as estratégias de trade marketing.

As equipes de trade marketing fortalecem a relação entre empresa e seus canais e tem o grande desafio de integrar indústrias, lojas, consumidores e diferentes áreas como marketing, merchandising, comercial e relacionamento e, por isso, as estratégias para esse setor não podem ficar para depois.

O trade marketing e os conteúdos

Como dissemos, o trade marketing tem a função de gerar oportunidades nos mais diversos pontos de venda e isso vai além de organizar prateleiras ou selecionar imagens para um catálogo virtual.

Uma estratégia bem definida de trade faz com que a marca converse com seus clientes (ou aqueles que deseja que se tornem clientes) e para isso é preciso uma composição de preço, presença e conteúdo oferecido para todos aqueles que têm contato com a marca.

E é justamente por isso que a gestão de conteúdos faz toda a diferença nesse processo e esse é um método que envolve planejamento, criação, revisão, publicação, promoção, mensuração e hospedagem de conteúdos.

Para que os pontos de venda sejam completos e com informações atualizadas e corretas de produtos é preciso de conteúdos organizados e visíveis para todos os componentes da empresa, certo? Por isso ter informações é muito mais do que ter imagens, documentos, vídeos e materiais soltos ou em pastas, mas sim ter estratégias para eles, faz sentido?

Quando falamos em gestão de conteúdos é muito mais do que criar pastas compartilhadas, listas com palavras chaves e e-mails trocados entre os componentes, mas sim ter um processo real que facilite com que todos os integrantes da equipe conversem entre si.

Vamos supor que sua empresa trabalha com catálogos de produtos e eles são renovados ou ganham itens da coleção mensalmente. Não será apenas uma vez por mês que sua vitrine – seja online ou física – irá mudar, não é mesmo? Durante toda a vigência do catálogo e a cada renovação é preciso oferecer conteúdos atrativos e formas de chamar seu cliente cada vez que ele entrar em contato com seu ponto de venda.

Para isso, suas equipes de trade marketing precisam de conteúdos, imagens, vídeos, informações e todo tipo de material atualizado e de fácil acesso para todos que compõem a equipe.

Não é possível que cada pessoa tenha sua própria base de conteúdo e nem que as informações sejam trocadas apenas por e-mail, não é mesmo? Por isso, contar com plataformas e ferramentas é um grande passo para a estratégia do negócio.

Ao ter gestão de conteúdos e organização, toda a empresa ganha, afinal, o negócio passa a ter um repositório simples, focado nas reais necessidades e com direcionamento correto para todos aqueles que precisam encontrar suas demandas.

Sendo assim, ao investir em gestão de conteúdos e organização para o trade marketing sua empresa ganha em:

  • Velocidade para o encontro de informações e demandas;
  • Diminuição de erros e retrabalho dos times;
  • Assertividade e direcionamento correto para os pontos de venda;
  • Facilidade na atualização dos pontos de venda com conteúdos relevantes para a marca e consumidores;
  • Maior rapidez na avaliação e validação de demandas;
  • Comunicação mais fluida e diminuição de ruídos entre as equipes.

Gestão de conteúdos e central de mídia

Agora que você sabe mais sobre a gestão de conteúdos e já visualizou como ela pode fazer mais sentido dentro da sua estratégia de trade marketing, é hora de olhar de fato para ferramentas com essa função para que seus resultados sejam ainda mais visíveis.

Para que a gestão de conteúdos seja colocada em prática é importante contar com plataformas e a central de mídias vai ser a ferramenta essencial para essa organização. Essa atua como um repositório ou banco de dados para gestão de conteúdos de todos os seus arquivos e mídias.

Essas centrais são criadas a partir de sistemas de gerenciamento de ativos e usam tecnologias para que todos os conteúdos possam ser organizados por formatos, tipos, equipes, categorias, relevâncias e personalização de acordo com as reais necessidades de um negócio.

Os Sistemas de Gestão de Ativos Digitais (DAM – Digital Assets Management), são softwares para compartilhar e armazenar arquivos digitais e são o núcleo de um ecossistema de conteúdos que envolve as áreas de uma empresa, como uma única fonte de acesso segura e fortalece o crescimento das marcas.

Ter um sistema de Gestão de Ativos Digitais dá controle operacional e intelectual e funciona como um repositório inteligente online, no qual, além de todos os ativos digitais serem armazenados, são categorizados de maneira estratégica.

Assim, fica muito mais fácil, rápido e organizado armazenar, encontrar, recuperar e compartilhar qualquer arquivo e materiais produzidos para sua marca e é uma forma eficiente e eficaz de gerenciar os conteúdos de sua equipe de trade marketing e de outras que estão ligadas com suas informações.

Investir em gestão de conteúdos, organização e ferramentas é um grande diferencial para os negócios e faz com que suas equipes trabalhem de forma mais fluida, objetiva, direta e com assertividade para que seus clientes se sintam cada vez mais próximos da marca e os resultados sejam visualizados.

Agora que você sabe mais sobre a gestão de conteúdos no trade marketing, que tal entender ainda mais sobre uma central de mídias e seu funcionamento prático para seu negócio? Fique por dentro dessa ferramenta e fale com um especialista para traçarmos a melhor estratégia para seu cenário!

Portal da Marca para distribuição de conteúdos

Baixe o e-book:

Portal da marca para distribuição de conteúdo

Siga-nos nas redes sociais! 😉

More great articles

planejamento de marketing

Planejamento de Marketing: como programar orçamento para suas ações

Ter um bom planejamento de marketing é crucial para que suas ações funcionem e cheguem o mais perto possível dos…

Read Story
equipe de marketing

Boas práticas para conduzir uma equipe de marketing interna

Boas práticas para conduzir uma equipe de marketing internaPossuir equipes de marketing internas já é algo de longa data, os…

Read Story
gerenciamento_do_ciclo_de_vida_de_conteudos

Gerenciamento do ciclo de vida de conteúdos: como otimizar suas estratégias de marketing e comunicação

O gerenciamento do ciclo de vida de conteúdos digitais é um processo que envolve a criação, publicação, distribuição, atualização e…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up